Votorantim Metais realizará três audiências

O Projeto   A comunidade   Mineração  

 
13/10/2016 20:44

Votorantim Metais realizará três audiências
Cerca de mil pessoas participaram de audiência em Caçapava do Sul

Nos dias 22, 23 e 24 de novembro, a Votorantim Metais Holding (VMH) realizará audiências públicas para apresentação do Projeto Caçapava do Sul, nas cidades de Santana da Boa Vista, Bagé e Pinheiro Machado, respectivamente. Nos eventos, a comunidade poderá esclarecer dúvidas e conhecer detalhes do empreendimento de  lavra de zinco, cobre e chumbo, em fase de análise de Licenciamento Prévio (LP) junto à Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler (Fepam).

O projeto da VMH em Caçapava do Sul é o primeiro, no Brasil, com a utilização do sistema de empilhamento a seco de estéril e rejeito, dispensando o uso de barragens. Em relação ao Rio Camaquã, não haverá descarte de resíduos. Toda a água do processo será tratada e reutilizada. Há previsão de 100% de recirculação e aproveitamento, inclusive, da água da chuva.

O depósito mineral, denominado geologicamente de Santa Maria, está localizado em Minas do Camaquã, distrito do município de Caçapava do Sul, a 260 quilômetros de Porto Alegre. A consulta pública é o início do processo de licenciamento ambiental, que conta, posteriormente, com as fases de obtenção das Licenças Prévia (LP), de Instalação (LI) e de Operação (LO). Em julho, foram realizadas audiências públicas em Minas do Camaquã e em Caçapava do Sul, com a participação de cerca de 1.600 pessoas.

O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima) estão disponíveis para download no site do projeto (http://projetocacapavadosul.com.br/) e para consulta nas prefeituras de Santana da Boa Vista, Bagé e Pinheiro Machado, assim como na Biblioteca da Fepam, em Porto Alegre.  Nos locais, os interessados podem registrar questionamentos para que sejam respondidos durante as audiências.

A definição do formato e a condução das audiências são regidas pela Portaria N° 66, de 12 de julho de 2011 da Fepam, órgão licenciador.

Confira as agendas e participe:

22/11, 9 horas, no CTG Marca dos Tempos, na Avenida Caçapava, s/nº, em Santana da Boa Vista

23/11, 9 horas, no Ginásio Graciano, na Rua Barão do Amazonas, nº 50, em Bagé

24/11, 9 horas, no Clube Comercial, na Rua Doutor Arruda, nº 435, em Pinheiro Machado