700 pessoas participam de audiência em Bagé

O Projeto   Mineração   A comunidade  

 
23/11/2016 22:58

700 pessoas participam de audiência em Bagé
O empreendimento vai gerar 450 postos fixos de trabalho para a operação.

A Votorantim Metais realizou hoje (23/11) audiência pública em Bagé, com a participação de cerca de 700 pessoas, no Ginásio Graciano. Participaram autoridades e lideranças municipais, estaduais, comunidades da região, produtores locais, professores e estudantes de universidades. A atividade foi coordenada pelo chefe do departamento de Controle da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler (Fepam, Renato das Chagas, e contou com a presença do representante do Ministério Público, Ricardo Schinestskiy Rodrigues, entre outros.

A empresa apresentou o projeto Caçapava do Sul, primeiro empreendimento da companhia no Rio Grande do Sul, que prevê lavra de zinco, cobre e chumbo, no distrito de Minas do Camaquã, em Caçapava do Sul. Após as apresentações do projeto e do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (Rima), a Fepam abriu espaço para os questionamentos. Foram mais de 150 inscrições de cidadãos e entidades representativas, que se manifestaram a respeito do empreendimento. A audiência durou pouco mais de seis horas.

O projeto está em fase de Licenciamento Prévio (LP) junto à Fepam desde janeiro. A audiência visa à explanação do projeto e de possíveis dúvidas e de posicionamentos da população. Os volumes do EIA-Rima estão disponíveis para download no site do projeto (http://projetocacapavadosul.com.br/)

Diferenciais do projeto

·         Não utiliza barragens para rejeitos ou água.

·         Sem qualquer tipo de descarte no rio Camaquã.

·         Toda a água utilizada será tratada e reaproveitada.

·         Ênfase na contratação de mão de obra local.

·         Geração de cerca de 1.500 empregos no pico da obra de instalação.

·         Geração de 450 postos fixos de trabalho para a operação.

Mais informações do projeto estão disponíveis no site  http://projetocacapavadosul.com.br/

Ontem (22/11) foi realizada audiência em Santana da Boa Vista, com a participação de em torno de 600 pessoas. Em julho, foram quase 1.600 participantes, em Minas do Camaquã e Caçapava do Sul.

 

Serviço - Amanhã (24/11), a audiência pública será em Pinheiro Machado, às 9 horas, no campo do Clube Social Esportivo Luz e Ordem, na Rua Humaitá, nº 702.