11/05/2017 20:07

UFRGS recebe Projeto Caçapava do Sul

Professores, diretores de departamentos e acadêmicos do curso de Engenharia de Minas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) conheceram o projeto Caçapava do Sul, que se encontra em fase de licenciamento prévio junto à Fepam. A planta polimetálica, se confirmada, deverá entrar em operação a partir de 2020, no distrito de Minas do Camaquã, em Caçapava do Sul. O evento foi realizado no campus do Vale, no anfiteatro Luiz Englert, na manhã desta quinta-feira (11/05).

O projeto Caçapava do Sul, primeiro investimento da Votorantim Metais no Rio Grande do Sul, reúne as melhores práticas ambientais e de engenharia, em nível internacional. Estudos realizados desde 2008 apontam que o depósito mineral possui 29 milhões de toneladas de minério, dos quais serão lavrados 5 mil toneladas de concentrado de cobre, 16 mil toneladas de concentrado de zinco e 36 mil toneladas de concentrado de chumbo.

A extração desses recursos se dará em uma mina a céu aberto, com vida útil prevista de 20 anos. Este será o primeiro projeto, no Brasil, sem a utilização de barragens para rejeitos ou água.

A atividade foi coordenada pelo chefe do Departamento de Minas da Ufrgs,  Carlos Otávio Petter. “Esta é uma oportunidade de aproximar os acadêmicos e a universidade de debates importantes em diversas searas, inclusive na técnica. É um momento de compartilhar informações e da universidade ajudar neste debate”, expôs o professor.

 

Para o líder do projeto, o engenheiro de Minas Paul Cézanne, ex-aluno da universidade, iniciativas como essas propiciam a aproximação do universo acadêmico ao mercado de trabalho.  “Sempre é gratificante dividir a nossa experiência com os futuros profissionais”, declara o gestor. Cézanne destacou aos acadêmicos as diversas fases necessárias para a implementação de um empreendimento de mineração, desde a prospecção até sua apresentação ao órgão ambiental, defesa nas audiências públicas, ajustes para chegar ao projeto de engenharia definitivo até chegar ao momento da instalação e operação.