PVE destaca a aprendizagem em espaços públicos

O Projeto   Inovação   A comunidade   Mineração  

 
29/05/2017 12:26

PVE destaca a aprendizagem em espaços públicos
Foto: João Mattos

Realizar eventos culturais em praças, parques e outros espaços públicos. Essa foi a estratégia definida no primeiro Ciclo do programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) 2017, que ocorreu esta semana, em Caçapava do Sul. A proposta surgiu durante a mobilização social, que contou com a participação de gestores municipais, diretores escolares, representantes de entidades sociais e de classe e pais de alunos.

O primeiro passo será realizado pela Secretaria de Educação (Seduc), e trata-se de um levantamento prévio de locais físicos públicos, como praças e parques, que possam ser utilizados para atividades artísticas e culturais de projetos escolares. O objetivo é criar uma programação que contemple todas as regiões da cidade e que estimule a aprendizagem. Para incentivar o engajamento dos docentes, o Sindicato dos Professores Municipais de Caçapava do Sul (Sinpromc) anunciou que irá premiar o professor mais empenhado.

Segundo a secretária municipal de educação, Leslie Maicá Melo, o PVE é “excelente” para o município, pois o trabalho desenvolvido incentiva à comunidade a valorizar os ambientes escolares. Além disso, para ela, o projeto veio em um momento oportuno, já que as ações treinam o olhar dos educadores, no sentido de aproveitar da melhor maneira a infraestrutura que a escola disponibiliza.

O PVE é dividido em quatro ciclos e é focado em três eixos de formação: Gestão Educacional para a Secretaria Municipal de Educação; Gestão Escolar para os diretores e supervisores das escolas; e Mobilização Social que visa a mobilização escolar para promover o valor da educação na sociedade. As reuniões foram coordenadas pela formadora Christina d’Albertas, da Comunidade Educativa Cedac - consultoria especializada em educação, parceira executora do PVE.

Além de Caçapava do Sul, dois outros dois municípios no Rio Grande do Sul contam com o PVE: Pinheiro Machado, oferecido pela Votorantim Cimentos, e Esmeralda, onde a execução é da Votorantim Energia. Ao todo, são 53 municípios brasileiros envolvidos com o PVE em 2017. A meta é que em 2018, em comemoração aos 100 anos do Grupo Votorantim, sejam cem cidades participantes.

Desafio Criativos da Escola - Como ocorreu no ano passado, em 2017 os alunos foram convidados a participar do Desafio Criativos da Escola, promovido pelo Instituto Alana. Essa iniciativa reconhece ações protagonizadas por crianças, adolescentes e jovens que, apoiados por educadores, buscam soluções criativas para problemas cotidianos.

A aluna da escola Inocêncio Padre Chagas, Bianca Santos Garcia, empolgou-se com as dinâmicas do PVE realizadas na instituição, nesta manhã. Para a estudante, a experiência foi “um momento de união e reflexão” junto aos colegas. Na oportunidade, Bianca conheceu o projeto Desafio Criativos e afirmou: “Vou participar no próximo, com certeza”.

Na edição anterior, um dos destaques municipais foi o projeto #Juntos pelo Brincar, da Escola Municipal de Educação Infantil Iracema Cidade. Juliane Lopes, a atual diretora, concluiu que a participação no Desafio Criativos da Escola mobilizou não somente alunos, mas também a comunidade.

A ideia partiu de jovens da comunidade que perceberam a falta de opção de brinquedos para as crianças. No começo, a intenção era promover eventos que arrecadassem dinheiro e a coleta de brinquedos. A mobilização aumentou e abrangeu inclusive as redes sociais. A dedicação deu certo, e a iniciativa foi reconhecida como um dos destaques municipais. A premiação no valor de R$ 1500,00 custeou aos alunos passeio a um parque aquático, a festa de natal, e guardaram parte do prêmio para revitalizar a praça do colégio.