Primeiro Ciclo do PVE será na próxima semana

Pessoas   A comunidade   O Projeto   Mineração  

 
18/05/2017 17:48

Primeiro Ciclo do PVE será na próxima semana
Premiação dos criativos da escola 2016 (Foto: Bárbara Nunes)

“O espaço escolar como ambiente de aprendizagem” é a temática escolhida para ser trabalhada em 2017 no programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE), em Caçapava do Sul. O mote foi elencado, dentre os assuntos propostos, pela secretaria municipal de Educação para aumentar a capacidade das escolas de despertarem o interesse dos alunos e frear a evasão. O objetivo principal do programa é contribuir para a aprendizagem e mobilizar a comunidade a entender a importância da sua participação na vida escolar.

O primeiro ciclo do PVE ocorre entre os dias 23 e 26 de maio. Estão previstos três eixos de formação. Gestão Educacional para a Secretaria Municipal de Educação; Gestão Escolar para os diretores e supervisores de escolas; e Mobilização Social focada na articulação com a sociedade para favorecer a educação.

Nesta segunda edição do PVE, o trabalho contará com dois núcleos de mobilização, um na sede urbana de Caçapava do Sul e outro no distrito de Minas do Camaquã. Dessa forma será possível ampliar o alcance proposto, uma vez que o tema prevê intervenções tanto em locais públicos, como praças, pontos de ônibus ou equipamentos esportivos, quanto nos espaços escolares. A expectativa é melhorar o ambiente como um todo, promovendo pequenas mudanças na infraestrutura para criar um clima mais acolhedor e favorável à aprendizagem.

As reuniões de formação serão coordenadas por uma pedagoga da Comunidade Educativa (Cedac), consultoria especializada em educação, parceira executora do PVE. Os encontros de formação de gestores escolares serão divididos entre a sede da Secretaria de Educação de Caçapava do Sul e a sede social do Sindicato dos Professores Municipais de Caçapava do Sul (Sinpromc). Já as reuniões dos Grupos de Mobilização ocorrem no Clube União Caçapavana, na quinta-feira, 25/05, a partir das 18h30, e na escola Gladi Machado Garcia, em Minas do Camaquã, na tarde da sexta-feira, 26/05. As ações de mobilização são abertas à comunidade.

Além de Caçapava do Sul, dois outros dois municípios no Rio Grande do Sul contam com o PVE. Pinheiro Machado, oferecido pela Votorantim Cimentos, e Esmeralda, onde a execução é da Votorantim Energia. Ao todo, são 53 municípios brasileiros envolvidos com o PVE em 2017. A meta é que em 2018, ano do centenário do Grupo Votorantim, sejam cem cidades participantes.

Em 2017, o PVE terá parceria com a Unipampa, por meio da coordenação do programa de extensão em Educação Empreendedora, oferecido pela Universidade aos municípios da Região da Campanha, em conjunto com o Programa Líder, do Sebrae.

Desafio Criativos da Escola - Como ocorreu no ano passado, em 2017 os alunos serão convidados a participar do Desafio Criativos da Escola, promovido pelo Instituto Alana. Esse concurso propõe que os alunos criem projetos para solucionar problemas do cotidiano, testem as alternativas e compartilhem a experiência.

No final será escolhido um destaque municipal, que recebe uma premiação em dinheiro, e um destaque nacional PVE. São selecionados também outros dez destaques gerais pelo Instituto Alana. Os onze premiados nacionalmente ganharão uma viagem ao Rio de Janeiro no mês de dezembro. Em 2016, Caçapava do Sul teve 13 projetos de protagonismo juvenil inscritos.

Confira a agenda de atividades:

Data

Turno

Tema

Público

Local

23/05

tarde

Auto avaliação

Diretoras e Supervisoras

Sinpromc

24/05

manhã

Gestão Educacional

Equipe técnica da Seduc e secretarias convidadas

Seduc

25/05

manhã

Gestão Escolar

Diretoras e Supervisoras

Sinpromc

 

tarde

Gestão Escolar

Diretoras e Supervisoras

Escola Nossa Senhora das Graças

 

noite

Mobilização

Comunidade da cidade

Clube União Caçapavana

26/05

manhã

Criativos da Escola

Alunos

Escola Inocêncio Prates Chaves

 

tarde

Mobilização

Comunidade de Minas do Camaquã

Escola Gladi Machado Garcia